top of page

Clique na capa

para acessar o livro

Ilustração de capa do Livro Itapoá Tempo Presente
Itapoá - Tempo Presente

Leia o Livro online

Nas terras de Itapoá, onde o verde da Mata Atlântica se embrenha com o azul dos rios Saí Guaçu, Saí Mirim e Jaguaruna, é possível testemunhar um conto ancestral de conexão entre homem e natureza. Nestas terras, as águas correm como narradoras de antigas lendas, enquanto a floresta sussurra segredos milenares aos ouvidos atentos dos viajantes. Desenrola-se um diálogo perene entre as árvores de todas as idades, cujas raízes mergulham nas areias, e o céu vasto que protege este pedaço de terra.

 

Cada instante entre a vegetação nativa é uma jornada rumo ao coração pulsante do novo, onde as cupiúvas e guanandis reinam soberanos, contando histórias de resistência e adaptação. E na sofisticada anatomia das folhas, as bromélias abrigam um universo particular, onde a água cria um microcosmos e sustenta toda uma cadeia de vida.

 

Em Itapoá, somos navegantes deste oceano verde, guardiões de um legado que transcende o tempo e o espaço. Assim como os contadores de histórias da tradição oral, ao preservar e compartilhar estas memórias vivas da natureza, da ocupação humana e do afeto que nos antecedeu, queremos manter a chama da esperança acesa. Quando uma população pode honrar seu passado, o futuro é tecido com respeito e admiração.

Ficha catalográfica
Itapoá, tempo presente 
Paula Bertoli e Thaís Aguiar
1a ed.
Editora: Gaumen Conteúdo
Itapoá, SC – 2024

1 Mata atlântica, 2 Caçadores-coletores, 3 Sambaquianos, 4 Povo Guarani, 5 A chegada do europeu no Sul do Brasil, 6 Negros escravizados na baía da Babitonga, 7 Fandango Chimarrita, 8 Formação do município de Itapoá e emancipação política.


Ilustrações: André Ducci
Imagem de capa: André Ducci
Pesquisa histórico-cultural: Neusa Lopes
Pesquisa histórica: Andrey Hamann e Matilde Silva
Revisão: Márcia Campos
Cartografia: Helton Kravicz
Diagramação: Camila Ribeiro Fava

Contribuições por tema

A Floresta e o Território
Gustavo Halfen e Lucio Machado

Caçadores-Coletores
Beatriz Ramos da Costa

Sambaquianos
Julio Cesar de Sá

A chegada do europeu
Gleison Vieira

Uma casa que habita nosso imaginário
Neusa Lopes e Ana Christina Vanali

O fandango de Itapoá 
José Augusto Pereira Navarro Lins

A ocupação e o Progresso
Ademar Ribas do Valle e Vitorino Paese

Itapoá do futuro – um tempo presente
Ricardo Haponiuk

bottom of page